INE prorroga prazo de recolha de dados do Censo 2024 por mais um mês

Edgar Hurley
3 Min Read

Faltando um dia para o fim do Censo, população reclama da escassez de recenseadores

A recolha de dados do Censo Geral da População e Habitação 2024, que estava prevista para encerrar este sábado, 19, foi prolongada por mais quatro semanas.
A informação foi prestada esta sexta-feira, 18, em conferência de imprensa, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, pelo Director Geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo sublinhado que não é proporcional a todas as províncias, havendo província que precisará de apenas mais dois dias.

José Calenge justificou a decisão com o facto de que “nas duas primeiras semanas foram registados constrangimentos vários que se consubstanciaram fundamentalmente no processo de pagamento das merendas que tinham a ver com erros nos IBANs, também adaptação no manuseio dos tablets que tiveram carga importante nessas duas semanas. Para além de por se tratar de um período de chuva os acessos constituíram constrangimentos”.

“Concluídos os 30 dias e tendo em conta os constrangimentos iniciais e por que as comunas fechadas não permitiram a cobertura necessária para aquilo que se exige, informamos que o recenseamento geral da população e habitação, em curso desde 19 de Setembro, passa para uma extensão do prazo inicial previsto para recolha até mais 4 semanas”, anunciou.

- PUB -
Ad image

O Director do INE, prosseguiu dizendo que é “fundamental e prudente que se garanta que todos os angolanos tenham a oportunidade de serem licenciados. Trata-se de um acto que reflecte compromisso do governo com a transparência e qualidade dos dados que vão sustentar as políticas públicas para o bem estar de cada um de nós”, ressaltou.

“Sabemos que o recenseamento é uma operação vasta e minuciosa que requer uma mobilização de recursos humanos e tecnológicos em todas as províncias. A recolha de dados representa não apenas a contagem de habitantes, mas também um diagnóstico profundo da realidade social e habitacional de Angola

De referir que trabalham para o Censo 2024 mais de 70 mil agentes recenseadores, distribuídos nos mais de 164 municípios, 44 distritos urbanos e 18 províncias. Só em Luanda, operam um total de 19 mil agentes.

Share This Article
Leave a comment