Mais de 100 mulheres de diversos estratos sociais do município do Huambo participaram numa capacitação em agronegócio, promovida pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) em parceria com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
O representante do PDAC, Hélio Tiago, destacou que o objetivo principal da formação foi habilitar as participantes com conhecimentos sobre práticas agrícolas, literacia financeira e gestão empresarial, visando otimizar os resultados das atividades rurais e a comercialização de produtos.
Tiago sublinhou ainda que o programa busca fortalecer a liderança feminina e impulsionar a criação de negócios agrícolas inovadores. Ele também anunciou que, em breve, mais mulheres poderão beneficiar do financiamento disponibilizado pelo PDAC em parceria com o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), promovendo o crescimento económico da província.
Por sua vez, Victória Carlos, diretora do INAPEM no Huambo, enfatizou que a formação capacita as mulheres para gerirem melhor os seus empreendimentos e enfrentarem os desafios do mercado, promovendo a auto-sustentabilidade e o empreendedorismo na comunidade.