Huambo prevê inaugurar mais 32 escolas no próximo ano

O sector da Educação, na província do Huambo, vai ser reforçado em 2025 com a construção de 32 novas escolas para os diferentes níveis de ensino, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa de Combate à Pobreza, disse, sabado, o governador provincial.

Pereira Alfredo, que falava durante a tradicional cerimónia de recepção de cumprimentos de fim-de-ano, disse que os investimentos visam, essencialmente, retirar milhares de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

O ano de 2025, de acordo com o governador provincial, vai ser de muitos desafios, principalmente para a execução de acções voltadas à expansão e alargamento da rede de infra-estruturas de impacto social.

O número de estabelecimentos escolares projectados pelo Governo garante o surgimento de 266 novas salas de aula, que proporcionam melhores condições para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

No presente ano lectivo, o sector da Educação, no Huambo, tinha matriculado 943 mil alunos, distribuídos em todos os sistemas de ensino, com a disposição de 10 mil 586 salas de aula, em mais de 900 escolas existentes.     

Orçamento Geral do Estado

Pereira Alfredo informou que com a aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE 2025), o Governo Provincial do Huambo vai prestar uma especial atenção à construção de infra-estruturas integradas, sobretudo, nas áreas da Educação, Saúde, Energia e Águas, melhoramento das vias de comunicação, transportes, agricultura, investigação e científica. 

No que diz respeito à carteira de acções inseridas no PIIM, o governador disse que foram inscritos 305 projectos, dos quais 211 concluídos e colocados à disposição da população, estando nesse momento 24 outros em curso. 

O responsável referiu que foram, igualmente, construídas este ano mais de 10 unidades sanitárias, para dar respostas às necessidades das comunidades, voltadas à assistência médica e medicamentosa, além de outras 18 que são, progressivamente, em 2025.

O sector da Saúde, na província do Huambo, conta com 275 unidades sanitárias, entre hospitais de referência, centros e postos médicos, que se encontram apetrechados com equipamentos modernos.

O governador referiu que está em curso a construção do Hospital Pediátrico e Militar Regional, bem como as obras de reabilitação da Maternidade do Hospital Geral do Huambo.

Vias de comunicação

Quanto às vias de comunicação, Pereira Alfredo disse que a reabilitação da estrada nacional 354, no troço Cuima no Huambo, até ao Cusse, província da Huíla, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025, assim como a via do desvio da localidade do Gove ao município do Chipindo (Huíla). No quadro do OGE para o exercício económico 2025, as atenções estão, igualmente,viradas para a intervenção na nova circular urbanística do Huambo, com a reabilitação de pelo menos 50 quilómetros de estradas, com a finalidade de desafogar o tráfego rodoviário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!