O ministro da cultura, Filipe Zau, garantiu nesta segunda-feira (06.01.2025), que, os fazedores de artes e cultura na província do Huambo serão homenageados, no âmbito dos festejos do 8 de Janeiro, consagrado a cultura angolana.
Filipe Zau, disse que o país é multicultural, por isso há esta necessidade de valorizar cada vez mais os operários de cultura, que se encontram em cada província de Angola, que as vezes não se tem em conta o trabalho cultural que realizam, onde estão inseridos.
O ministro fez estas declarações, depois de ter orientado a cerimónia de tomada de posse de 4 chefes de departamentos do Centro Cultural Manuel Rui, tendo encorajado os mesmos dedicação e empenho nas novas funções.
A cerimónia foi testemunha pelo governador do Huambo, Pereira Alfredo, que no final mostrou-se satisfeito pela escolha da província, para acolher o acto central do dia da cultura nacional, tendo referido que será tirado todo proveito necessário por forma a tornar a região, uma das capitais da cultura do nosso país.
Pereira Alfredo, disse ainda que a província tem todo potencial e interesse de continuar a trabalhar com os fazedores de arte e da cultura, galvanizado e transformando projectos.
De realçar que o acto do dia da cultura nacional que vai decorrer sob o lema “Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas das para um Futuro Melhor” no âmbito dos festejos dos cinquenta anos da Independência Nacional, reserva vários momentos, com destaque a realização de uma conferência sobre a “Cultura, Identidade e Angolanidade” e a “Contribuição das Indústrias Culturais e Criativas para o Desenvolvimento Económico Nacional”.
𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐀ÇÃ𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋-𝐆𝐏𝐇𝐁𝐎.