Província do Huambo acolhe I Festival do “Otchingandji”

A província do Huambo vai acolher, amanhã, a primeira edição do Festival do Otchingandji (palhaço), inserido nas actividades culturais em alusão aos 50 anos da Independência Nacional.

O evento, a decorrer no campo adjacente ao Aeroporto Albano Machado, vai contar com a participação de centenas de palhaços oriundos dos 17 municípios do Huambo e serve para despertar nos jovens a necessidade de preservar este forte elemento cultural da tradição angolana.

O director do Gabinete Provincial da Cultura no Huambo, Jeremias Piedade Tchissanga, disse que todas as comunidades estão convidadas a presenciar este grande momento cultural, onde se vão assistir às diversas classes de palhaços, desde o Buagungu, Tuta ao Kaviula, considerados os mais fortes, e outros do escalão inferior.

Na ocasião, os homens ligados à tradição vão relembrar os mitos do Octhingandji, como os “wahenos”, para transmitir conhecimentos aos mais jovens.

O responsável revelou que o espaço do Aeroporto Albano Machado será dividido em alas. Os palhaços mais perigosos vão estar distantes dos incircuncisos (otchilima), por causa do vento do Otchingandji, que pode não ser bom a quem não conheça a doutrina e não está autorizado a estar frente a frente aos histriões.

O Festival do Otchingandji vai trazer elementos de raiz da tradição do palhaço, para que a cultura seja transmitida às gerações vindouras e que a prática não desapareça.

A par do Festival do Palhaço, no quadro da saudação dos 50 anos da Independência Nacional, a direcção da Cultura no Huambo tem em agenda o Prémio Provincial de Literatura, o colóquio sobre o Património Cultural, Festival Gospel, Serão Literário, Festivais de Cinema e Teatro e Jardim de Literatura Infantil.

O responsável revelou que a sede do município do Huambo é candidata à Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tendo a literatura como o campo escolhido.

Por ser uma cidade académica, frisou, é necessário levar o Jardim de Literatura Infantil para todas as crianças, capacitar os mais novos no mundo das letras e fazer surgir talentos nesta arte.

Jeremias Piedade manifestou que o programa dos 50 anos da Independência Nacional vai levar o grupo carnavalesco Ovinjenje, do município do Chinjenje, vencedor da última edição da maior festa popular do país, para desfilar na Marginal de Luanda, no Carnaval Edição Especial (Dipanda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!