O governador do Huambo, Pereira Alfredo, anunciou a criação do Prémio Provincial de Literatura, que vai ser lançado, oficialmente, no próximo ano, dando resposta às existências de muitos jovens talentosos na região.

A garantia foi feita durante a apresentação dos livros “Evangelização, Precisa-se?” e “Percurso de um Combatente -Feitos e Testemunhos”, na sessão de venda e assinatura de autógrafos do escritor João Miranda, realizado, na sexta-feira, no Centro Cultural Manuel Rui.
O governador está consciente das dificuldades pelas quais os jovens enfrentam para mostrar o talento na escrita e outras manifestações artísticas. Por isso, junto da Direcção Provincial da Cultura e Turismo local, estão a criar parcerias que vão dar oportunidade aos criadores locais, para publicarem as suas obras e a iniciativa na descoberta de novos talentos na literatura.
Na sua intervenção, Pereira Alfredo enalteceu a iniciativa do escritor João Miranda, ao autografar as obras na província, considerando o acto um reencontro com a história, valores da paz e cidadania. “O autor não apenas partilha experiências das cidades, mas também resgata o passado histórico, uma mensagem de apelo à paz, à consciência e à preservação da concórdia”, ressaltou.
Pereira Alfredo destacou, ainda, a importância de unir a voz da sua experiência literária, para ajudar no surgimento de novos talentos, com a garantia de que o Governo provincial vai estar sempre aberto a apoiar e incentivar as iniciativas culturais.
O poeta Francisco Tchinguma “Chico Pobre” destacou as qualidades literárias de João Miranda e realçouque as suas obras são uma contribuição importante para a literatura angolana.
Chico Pobre disse que recebeu com grande agrado a promessa do governador do Huambo sobre a realização do Prémio Provincial de Literatura e espera a sua materialização para o crescimento da classe e a valorização dos criadores nacionais.
Chico Pobre salientou que o Huambo é considerado um celeiro da literatura, devido às várias iniciativas que promovem o sector das Letras. Os movimentos como a Brigada Jovem de Literatura, Lev’Art e outras associações ligadas à promoção de livros têm trabalhado para criar um espaço de promoção da literatura na região.
Vivências de João Miranda
O escritor João Miranda realizou, na tarde de sexta-feira, no Centro Cultural Manuel Rui, na cidade do Huambo, a sessão de venda e assinatura de autógrafos das obras “Evangelização, Precisa-se?” e “Percurso de um Combatente-Feitos e Testemunhos”.
O escritor destacou que na obra literária“Evangelização,Precisa-se” aborda temas religiosos e sociais, convidando os leitores a reflectirem sobre a importância da evangelização na moralização da sociedade contemporânea, enquanto que no “O Percurso de um Combatente-Feitos e Testemunhos” relata a trajectória política e social do autor.
O autor traz nas suas obras vivências da urbe, mas também do passado histórico, que deve ser relembrado como forma de deixar um legado positivo às novas gerações.
João Miranda agradeceu na ocasião a presença das entidades do Governo local, as associações de literatura, entidades religiosas e tradicionais, o que demonstra a valorização da literatura angolana.
O autor exaltou a grandeza do Centro Cultural Manuel Rui, que homenageia, de forma merecida, um filho do Huambo por tudo que fez em prol da literatura nacional.