Educação no Huambo tem 887.359 vagas novas

O sector da Educação no Huambo prevê matricular, no próximo ano lectivo 2025/2026, 887.359 alunos do ensino geral, avançou, terça-feira, o director do Gabinete Provincial da Educação.

Mário Rodrigues informou que a província conta com 931 escolas,entre públicas e privadas, que perfazem 10.576 salas de aula. “Nos últimos tempos foram inauguradas novas instituições escolares, construídas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em vários municípios.

Apesar de não avançar quantas novas escolas vão entrar em funcionamento a partir do próximo mês de Setembro, o responsável disse que as instituições de ensino vão dar resposta ao plano educativo, substituindo as antigas instituições precárias de algumas localidades, de modo a conferir maior comodidade aos alunos e professores.

O director do Gabinete Provincial da Educação informou que o processo de ensino e aprendizagem vai ser assegurado por 15.054 professores. “Queremos que as famílias compreendam que o Executivo está comprometido com o processo de ensino, disponibilizando várias opções de cursos para a comunidade estudantil”, disse, acrescentando que o Gabinete Provincial da Educação continua a investir na capacitação dos professores, no apetrechamento dos laboratórios e na criação de parcerias com empresas públicas e privadas, para garantir os estágios profissionais, que são essenciais para a inserção dos estudantes finalistas no mercado de trabalho.

Inclusão nas escolas

O processo de inclusão é outro pilar importante do plano educativo, segundo o responsável. Actualmente, o Huambo tem 108 escolas inclusivas e 628 professores. 

“Nos últimos tempos, vários alunos com deficiências têm sido matriculados regularmente nos cursos técnicos. No último concurso público do sector da Educação, três candidatos foram integrados na carreira docente, o que demonstra o nosso compromisso com o processo de inclusão social”, referiu.

Material escolar

Para o próximo ano lectivo, vão ser distribuídos cerca de 300.462 manuais escolares do ensino primário em todos os municípios da província. “Vão ser distribuídos diversos livros didácticos”, adiantou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!