Álcool é oficialmente reconhecido como causador de câncer pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), actualizou nesta quinta-feira, 31 de Julho, as suas directrizes e agora reconhece oficialmente o álcool como um agente cancerígeno, ao lado de substâncias como o cigarro e o amianto.

A percepção comum de que “só um pouquinho” de álcool não faz mal não encontra respaldo na ciência. De acordo com especialistas da OMS, não existe nível seguro de consumo de bebidas alcoólicas. Isso vale para todas as formas como, vinho, cerveja, ou destilados, porque todos expõem o corpo humano a substâncias cancerígenas.

Nos dados divulgados mostram que, só em 2020, o álcool foi responsável por cerca de 741 mil mortes por câncer no mundo. E o mais alarmante, menos de uma dose por semana já pode aumentar o risco da doença em pelo menos 10%.

A organização alerta ainda que mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode desencadear alterações celulares e processos inflamatórios que favorecem o surgimento de tumores, especialmente nos órgãos como fígado, mama, intestino, esôfago e boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!