A Primeira-Dama da República de Angola é a nova vice-presidente da Organização das Primeiras – Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD).

Ana Dias Lourenço foi eleita durante a 29ª Assembleia-Geral da organização, realizada no último sábado, à margem da 38ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, que encerrou, ontem, em Adis Abeba, Etiópia. A OAFLAD é liderada por Fátima Maada Bio, Primeira- Dama da Serra Leoa, também eleita neste dia. A eleição da Primeira- Dama da República para a nova liderança da OAFLAD reforça o compromisso de Angola com a promoção dos direitos das mulheres e o desenvolvimento do continente africano, destaca uma comunicação da Presidência da República.
A 29ª Assembleia – Geral Ordinária da Organização das Primeiras-Damas para o Desenvolvimento, cujos trabalhos terminaram ontem, decorreu sob o lema “Desde Beijing, Primeiras – Damas Promovendo a Liderança e os Direitos das Mulheres através do Património Africano”. A Organização das Primeiras – Damas Africanas para o Desenvolvimento dedica-se à advocacia, numa união das Primeiras-Damas Africanas para defender iniciativas de acessibilidade à saúde e empoderamento para mulheres e jovens. O evento, realizado na sede da União Africana, teve como objectivo destacar as conquistas da OAFLAD, promover a conscientização e inspirar acções colectivas para promover a mudança social. A OAFLAD dedica-se ao exercício de um novo nível de influência, para impulsionar mudanças significativas na obtenção da igualdade de género, introduzindo, também, o seu novo Quadro Estratégico para o período 2025-2030.
A organização quer alavancar, este ano, os sucessos das suas campanhas, para inspirar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, para além de garantir a participação igualitária de mulheres, jovens e comunidades marginalizadas.