O país registou, de 2022 a 2023, um incremento de utilizadores do serviço móvel de telecomunicações de 15 para 26 milhões de utilizadores, conforme revelou esta sexta-feira (22), o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes.
Ao falar no Parlamento, no quadro da aprovação do Projecto de Resolução para adesão de Angola ao Manifesto da Smart Africa Alliance, justificou que o incremento foi fruto de investimentos do Executivo e da entrada no mercado nacional de mais uma operadora do serviço móvel.
Ao nível da massificação do serviço de Internet, o secretário de Estado destacou a implementação de projectos como “Angola On-line”, que tem sido implementado nos centros urbanos.
Acrescentou que, actualmente, existem cerca 130 pontos de serviço de Internet no país, que têm servido de capital importância sobretudo para os jovens.
O secretário de Estado destacou ainda a implementação do projecto “Conect-Angola’”, direcionado às áreas remotas que nunca tiveram qualquer serviço de telecomunicações. Fez saber ainda que há comunas, com um universo de 20 mil pessoas, que usam o serviço de Internet por via do Angosat2.