Angola pode vender energia eléctrica à África do Sul

Edgar Hurley
2 Min Read

O embaixador acreditado em Pretória afirmou que Angola está disponível a vender energia eléctrica à África do Sul, país que atravessa actualmente um período de défice no fornecimento deste bem.

Rui Xavier adiantou que este é um dos assuntos a serem discutidos durante a visita que o Presidente João Lourenço efectua esta semana à África do Sul.

“Angola, neste momento, já é auto-suficiente na produção de energia e estamos prontos a vender à África do Sul, desde que o sector privado sul-africano ou outro abrace essa iniciativa com a construção de linhas de transporte de Angola para a África do Sul via Namíbia”, disse à Angop.

O diplomata, que negou as afirmações segundo as quais as relações entre os dois países estejam a conhecer “alguns altos e baixos”, garantiu que é sim pelo contrário, considerando que as relações estão “cada vez mais consolidadas” e, como prova, apontou a visita que o Presidente Cyril Ramaphosa efectuou a Angola, em Agosto, e a que o Chefe de Estado João Lourenço vai efectuar  esta semana à Africa do Sul.

Rui Xavier revelou que de Janeiro a Setembro deste ano, o volume de negócios entre os dois países foi de 788 milhões 92 mil e 779 dólares, sublinhando que a balança comercial é favorável a Angola, que exporta para a África do Sul petróleo e diamantes.

- PUB -
Ad image

O Governo angolano trabalha nesta altura para a diversificação da economia, “e os empresários sul-africanos têm manifestado interesse em investir em Angola”, disse o embaixador, apontando os sectores das Minas, Turismo, Energia e Infra-estruturas como os alvos preferenciais.

Share This Article
Leave a comment