A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), no município do Huambo, detectou um total de 512 infracções no âmbito da operação “Quadra festiva”.
A informação foi avançada, pelo director municipal da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), do município do Huambo.
Cesário da Cruz Parsa deu a saber que as 512 infracções foram detectadas em 110 estabelecimentos comerciais, entre lojas, armazéns e cantinas, resultantes da especulação de preços da cesta básica.
A falta de facturas de aquisição de mercadorias, de cálculos de preços, higiene, falta de condições de trabalho, cartões de sanidade, organização entre outras situações, também fazem parte das transgressões detectadas pelo órgão.
Cesário da Cruz Parsa ressaltou ainda que estão catalogados mais de 50 estabelecimentos comerciais, entre grossistas e a retalho em toda a extensão do município.
A instituição durante o período apreendeu alguns produtos, por motivos de caducidade e outros por serem proibidos no mercado nacional, concretamente o whisky em pacotinhos.
Garantiu que a instituição continua a desenvolver muitas actividades, com vista a desencorajar que os vendedores desonestos continuem a especular os preços e a vender produtos fora do prazo e garantir o consumo de alimentos de qualidade aos cidadãos.
Para assegurar este compromisso, Cesário Parsa disse ser necessário que se realizem visitas inspectivas aos centros comerciais, palestras nas escolas, para que as pessoas conheçam realmente os direitos como consumidores.