BAD destaca potencial inexplorado do capital total de Angola

Angola possui um capital total estimado em 361 mil milhões de dólares, dos quais apenas 20% correspondem ao Produto Interno Bruto (PIB), revelou Pietro Toigo, representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para Angola e São Tomé e Príncipe. A informação foi avançada durante o lançamento do Relatório sobre as Perspectivas Económicas para África, no último fim de semana.

Toigo explicou que o capital do país se distribui entre 50% de Capital Humano, 30% de Capital Natural e 20% de Capital Produtivo, sublinhando que os recursos naturais e humanos continuam subaproveitados.

O relatório destaca o crescimento do capital total nos últimos 25 anos, impulsionado, sobretudo, por investimentos no setor hidroelétrico. No entanto, alerta para a degradação do capital natural, especialmente florestas e zonas costeiras, devido ao crescimento populacional e à exploração insustentável.

Apesar de Angola ter quase 3 gigawatts de capacidade instalada em energia hidroelétrica, apenas 45% da população tem acesso à eletricidade. O BAD recomenda, entre outras medidas, o fortalecimento do sistema de distribuição, investimentos sustentáveis na agricultura tropical e o desenvolvimento do ecoturismo.

Segundo Toigo, Angola está num ponto de viragem e pode transformar seu vasto capital em crescimento económico inclusivo e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!