Chefe de Estado baixa orientações precisas para travar Cólera no país

O Presidente da República, João Lourenço, manteve, ao princípio da tarde de segunda-feira, no Palácio da Cidade Alta, uma reunião com os integrantes da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, coordenada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, para transmitir orientações precisas a fim de conter a doença no país.

As orientações visam conter rapidamente a propagação da cólera nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, com mobilização de recursos adequados. A reunião presidida pelo Presidente da República focou na avaliação das ações de contenção do surto e na identificação de formas rápidas de atuação, superando obstáculos.

A Ministra da Saúde enfatizou a necessidade de colaboração da população para combater a cólera, que já causou 19 mortes e mais de 220 casos confirmados. Durante uma visita aos bairros afetados, como Paraíso e Belo Monte, ela destacou a importância de medidas preventivas, como o saneamento e a distribuição de água, além de orientar sobre reidratação oral e cuidados com a água para prevenir a doença. A instalação de tendas e pontos de reidratação foi anunciada para atender os pacientes de forma eficiente.

A ministra também apontou os desafios, como a chegada tardia dos pacientes aos centros de tratamento, e anunciou a instalação de mais estruturas e ambulâncias para melhorar o atendimento.

Ademais, os novos administradores municipais foram orientados a colaborar com a população, garantindo uma gestão próxima e eficiente para disseminar informações sobre prevenção e sintomatologia da cólera, com destaque para o bairro Paraíso, que concentra o maior número de casos e óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!