O ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês, afirmou, quarta-feira, que o Corredor do Lobito vai permitir que os agricultores ao longo da linha férrea possam transportar os produtos até aos consumidores.
Em declarações à imprensa, Rui Minguês, que falava à margem da Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, explicou que a grande missão interna do plataforma é permitir que os produtores tenham uma via com capacidade para transportar os produtos que passam pela fase de processamento industrial até chegar aos centros de consumo.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, o corredor vai, igualmente, possibilitar que os países associados (RDC, Zâmbia e Tanzânia) possam também exportar os produtos através do Porto do Lobito, na província de Benguela.
Por outro lado, acrescentou que criará oportunidades para que algumas indústrias, que fazem o pré-processamento e o processamento final dos minerais e outras matérias-primas exportadas nos países vizinhos, possam também ser tratadas por indústrias em Angola.
Rui Minguês considerou, ainda, que se trata de uma grande oportunidade para o desenvolvimento do sector que dirige a nível nacional.