
Um cidadão nacional, de 24 anos de idade, foi detido na semana finda pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) implicado em crimes de uso ilegítimo de designação de profissão.
De acordo com Fernando Carvalho, Porta voz do SIC em Luanda, o cidadão foi detido em flagrante, no Município de Cacuaco, região norte da capital do país, onde se fazia passar por agente da Polícia Nacional, usando uniforme de campanha, interpelando e extorquindo automobilistas.
O cidadão em causa, está igualmente acusado de furtar motorizadas, que recebia de jovens que desenvolvem serviço de moto táxi naquela parcela de Luanda.
Segundo Fernando Carvalho, no momento em que o acusado foi detido, em flagrante delito na via pública, estava uniformizado com a farda de Campanha da Polícia Nacional, fazendo-se passar por efectivo do MININT, em serviço de patrulhamento apeado, abordando viaturas e motorizadas ali em circulação, aos quais exigia documentos dos meios e forjava ter observado irregularidades nestes e que, consequentemente, o levava a recepcionar, por parte dos automobilistas, valores monetários.
“Outrossim, nas interpelações, se vislumbrasse motorizadas em bom estado técnico, procedia apreensão e orientava os seus proprietários a dirigirem-se à Esquadra do bairro da Pólvora, onde, supostamente, seria resolvida a irregularidade. No entanto, já em posse destes meios (motorizadas) comercializava-os no mercado informal”, explicou o oficial de comunicação da Polícia Nacional.