Dicas de mobilidade em Angola para uma aventura agradável

Isaías Raposo
7 Min Read

Angola é um país de contrastes. Tem uma grande extensão: é o segundo maior país de língua oficial portuguesa em área e população; possui enormes recursos: é rico em hidrocarbonetos, ouro, diamantes, madeiras preciosas, água e terras férteis; e tem algumas das mais espetaculares paisagens de toda a África subsariana, por exemplo a Floresta do Maiombe, segunda maior do mundo, ou a Serra da Leba, com a sua estrada serpenteante, ótima para apreciar a paisagem envolvente, de cortar a respiração.

É também um país que ainda luta para sair da situação crónica de pobreza em que caiu por causa da guerra civil, que lançou o país num caos social e económico entre 1975 e 2002. Felizmente, desde o início do século XXI tem conhecido uma relativa estabilidade política, que facilitou o restabelecimento das instituições e do clima propício aos negócios, que permitiram alguma prosperidade ao país e à sua população.

Dicas para viajar em Angola


Viajar de automóvel em Angola pode representar vários desafios, devido à má conservação das estradas, mas também lhe proporciona a descoberta de áreas remotas deslumbrantes enquanto viaja ao seu próprio ritmo. Faz fronteira com a República Democrática do Congo, a Zâmbia e a Namíbia e tem o Atlântico Sul como fronteira marítima em toda a sua belíssima costa oeste.

Recomendamos que, ao alugar um carro neste país, pense antes de mais no tipo de viagem que pretende fazer. Se não sair de Luanda, a capital, poderá ser suficiente um normal automóvel de estrada. Mas se pretende visitar as grandes paisagens angolanas, recomendamos um SUV ou um todo-o-terreno 4×4 pois a fraca qualidade das estradas que vai encontrar poderão trazer-lhe surpresas desagradáveis se não estiver a conduzir um veículo à altura dos desafios que vai encontrar.

- PUB -
Ad image

Se levantar o seu carro em Luanda, fique a saber mais sobre o extenso património que Portugal deixou neste país. Ao redor da cidade existem vários museus que vale a pena visitar, nomeadamente o Museu Nacional da Escravatura e o Museu Nacional de Antropologia, que oferecem uma ampla visão sobre a história e a cultura angolanas.

Existem também muitas igrejas e fortalezas que pode descobrir, sendo que a Baía de Luanda lhe oferece uma excelente oportunidade para estacionar e relaxar junto à costa atlântica.

Viaje ainda até ao Parque Nacional da Kissama, localizado a cerca de 70 km da capital. É hoje o único parque nacional ainda em funcionamento em Angola, outrora lar de uma extensa variedade de grandes animais, mas cuja população diminuiu drasticamente devido à guerra civil e à caça furtiva excessiva. Ainda assim, é considerado uma importante reserva de vida selvagem.

Como alugar um carro em Angola


É importante ter em atenção alguns conselhos básicos de como alugar um carro em Angola e o que esperar ao conduzir na cidade. Desde logo, saiba que para poder conduzir um carro em Angola, para além do visto (que pode pedir online) é necessário possuir uma carta de condução válida do seu país de residência, acompanhada da respetiva carta de condução internacional. Em termos gerais, a idade mínima possível para levantamento de um carro de aluguer é de 18 anos, mas esta premissa pode variar de empresa para empresa de aluguer e também de local, sendo que geralmente também se aplicam limites máximos de idade em alguns locais. Nestes casos, poderá ser aplicada uma sobretaxa de condutor jovem ou de condutor sénior consoante seja a sua situação. Ao reservar um carro no website da Auto Europe, poderá verificar sempre os Termos e Condições antes de concluir a sua reserva. Se tiver dúvidas, poderá ainda ligar para o número de telefone que se encontra nessa página web e falar com um dos agentes de reservas.

As regras de condução aplicáveis são semelhantes às de outros locais. Neste caso, deve conduzir na via da direita da estrada e usar sempre os cintos de segurança. Sobretudo dentro da cidade, deve cumprir os limites de velocidade, pois há sempre muita gente a atravessar as estradas e qualquer distração pode revelar-se catastrófica.

- PUB -
Ad image

Em nenhum momento você deve deixar objetos de valor expostos no seu veículo, nem mesmo enquanto está dentro dele. De igual modo, evite estacionar o seu carro na rua durante a noite. Deve deixá-lo sempre no estacionamento do seu hotel ou em áreas contíguas e bem iluminadas.

Os postos de abastecimento em Angola funcionam em geral das 8h às 20h. Apenas alguns postos nas principais cidades e nas principais estradas estão abertos 24 horas por dia. Como também não existem portagens em Angola não terá de parar na estrada, a não ser para abastecer o veículo ou tirar algumas fotografias para a posteridade.

O problema da mobilidade em Angola


Ao alugar uma viatura em Luanda evite as áreas de maior movimento e as horas de ponta da manhã e da tarde. O trânsito dentro da cidade pode tornar-se caótico devido à falta de sinalética, fixa ou luminosa, e à falta de cumprimento das normais regras de trânsito, quer por parte dos condutores (que muitas vezes estacionam em segundas e terceiras filas, provocando engarrafamentos), quer da própria concentração da população, que facilmente atravessa a estrada de forma displicente. Por estas razões, são inevitáveis os acidentes, que acontecem diariamente e provocam filas intermináveis de trânsito, sobretudo se ocorrerem nas principais vias de acesso ao centro da cidade.

- PUB -
Ad image

Alugue um carro em Angola com a Auto Europe e aproveite a grande e moderna frota de aluguer de carros que lhe proporcionam em todos os principais balcões das empresas de rent a car que aqui se encontram. Conheça o serviço ao cliente da mais alta qualidade e a garantia dos melhores preços que só um intermediário com quase 70 anos de experiência em todo o mundo lhe pode oferecer.

Divirta-se em Angola com a Auto Europe, o seu parceiro de viagem.

Share This Article
Leave a comment