Erros graves que deve evitar ao arrendar uma casa

Arrendar uma casa é cada vez mais uma opção comum, tendo em vista os valores do mercado imobiliário. E, ainda que o arrendamento implique, em princípio, um investimento incomparavelmente menor ao da compra, a oferta é grande e há aspetos importantes a acautelar. Tendo isso em conta, selecionamos alguns dos erros e enganos frequentemente cometidos por quem anda a procurar de uma casa.

Arrendar uma casa parece uma tarefa simples, mas pode transformar-se num verdadeiro pesadelo se não seguir alguns conselhos essenciais. Muitos inquilinos cometem erros que só percebem quando já estão com a corda ao pescoço.

Arrendar acima das suas possibilidades:
Se o seu salário não permite pagar, de uma vez, seis meses daquela casa, então está acima do seu nível.

Arrendar no mesmo quintal que o dono:
A convivência directa com o proprietário é um convite ao stress diário. A sua liberdade acaba-se, e a paz também. Não se iluda com a simpatia no início, a longo prazo, essa proximidade costuma acabar mal. Arrendar é também procurar privacidade.

Casas que são a única fonte de renda do proprietário:
Quando o senhorio depende exclusivamente da casa para sobreviver, qualquer atraso no pagamento será um drama. A pressão emocional será constante, e a tolerância… inexistente. Prefira arrendar a quem tem outra fonte de sustento.

Pagar a arrenda antes do prazo:
A quem pensa ser um gesto de boa vontade, mas isso vicia o proprietário. Pois ele irá assumir que o pagamento será feito sempre antecipado. E no dia em que o inquilino atrasar um pouco, mesmo que por motivo válido, este pode vir a revoltar-se e criar mal clima.

Arrendar uma casa ou apartamento com obras por fazer:
Nada de “promessas” de que vão trocar os mosaicos, a pia, montar o AC ou colocar portas depois de se mudar. Se não está pronto hoje, também não estará amanhã. Evite entrar em obras intermináveis. Procura por reformas simples e que estejam dentro do seu orçamento. Gastar rios de dinheiro vai abrir o olho do proprietário nos próximas meses subir a renda.

Liquidar as contas de água e luz do imóvel dentro do contrato;
Localização de acesso duvidoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!