Governador do Huambo destaca valências do projecto Njila na promoção do desenvolvimento dos municípios.

O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, considerou nesta terça-feira (28.01.2025), que a materialização do projecto Njila, representa uma oportunidade aberta para o crescimento e demonstração de criatividades dos municípios, permitindo que os recursos financeiros alocados, satisfaçam as necessidades das comunidades.

Pereira Alfredo, que falava durante o encerramento da primeira reunião técnica nacional, do programa de fortalecimento da governança para melhoria da prestação de serviços em Angola – NJILA, que decorreu na província do Huambo, incentivou os participantes a tirarem máximo proveito do projecto, que acredita ser um veiculo transformador de ideais em realidades tangíveis geradores de externalidades positivas.

Durante a sua intervenção, o governador Pereira Alfredo, lembrou que o desembolso dos valores monetários do Njila depende em grande medida dos procedimentos contratuais, que devem ser a tónica para a implementação exitosa dos diversos subprogramas repartidos pelo Njila. O governante mostrou-se confiante e acredita que haverá fluidez na execução dos subprogramas repartidos pelo Njila, tendo recomendado aos participantes a estudarem convenientemente todas as ferramentas, quer as que estão ligadas a organização e gestão do território, como as que concorrem para a satisfação da colectividade.

“Apesar da crise e escassez de recursos financeiros, criem soluções que vão de encontro às expectativas das comunidades, e estou expectante que todos os participantes tiraram lições que ajudarão a alavancar o desenvolvimento dos seus municípios” enfatizou o governante, que apelou maior proatividade patriótica dos administradores municipais.De realçar que participam da 1ª reunião técnica nacional do projecto Njila,que decorreu de 27 a 28 de Março, representantes dos ministérios da Administração do Território, das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

O Njila é um projecto do Executivo sobrefortalecimento da governança para a melhoria de prestação de serviços, avaliado em 250 milhões de dólares previsto para cinco anos, num acordo assinado pelo Governo e o Banco Mundial, com termino previsto para 2027. O projecto está a ser implementado nas províncias de Benguela, Bié, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Hulla, Luanda e Uige, num total de 58 municípios, com o propósito de aumentar a confiabilidade das transferências fiscais e a cobertura dos serviços de registos de nascimentos, assim como a emissão de Bilhetes de Identidades. #𝐇𝐮𝐚𝐦𝐛𝐨 𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐀ÇÃ𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋- 𝐆𝐏𝐇𝐁𝐎.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!