As intensas precipitações registradas na última quarta-feira na comuna de Catabola, no município de Longojo, província do Huambo, resultaram na destruição de 60 habitações, deixando mais de 300 pessoas desabrigadas, informou na sexta-feira o chefe da Secção de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Bombeiros.
Alberto Kakunde ressaltou que, no momento, os indivíduos afetados pelas chuvas têm sido acolhidos por familiares e vizinhos, mas necessitam urgentemente de auxílio. Ao apresentar o balanço semanal, o inspetor dos bombeiros destacou que a recente precipitação causou perdas materiais significativas, cujo valor ainda está em fase de avaliação.
Devido à recorrência de chuvas na região, lamentou ele, duas escolas de Ensino Primário, construídas de forma provisória, foram destruídas.
Balanço das Ocorrências
Na última semana, segundo o relato, o Comando de Bombeiros realizou a remoção de dois corpos encontrados sem vida, vítimas de afogamento, um deles no interior de uma cacimba, no bairro Cangongo, e outro na represa do rio Cuando, na cidade do Huambo.
Os bombeiros também transportaram dez pacientes para o Hospital Geral do Huambo, a maioria deles vítimas de acidentes rodoviários. “A construção de residências em áreas de risco e a falta de cuidado adequado com cacimbas têm sido fatores preponderantes para a ocorrência desses acidentes,” destacou.