Huambo colhe 161,9 mil toneladas de produtos

O município do Huambo colheu cerca de 161. 933 mil toneladas de produtos diversos, durante a primeira fase da época agrícola 2024/2025.

Os dados foram avançados ao Jornal de Angola pela directora municipal da Agricultura, Augusta Olinda Domingos, tendo manifestado que o balanço da primeira fase é tido como positivo, uma vez que a dedicação dos camponeses possibilitou aumentar a cifra de colheita.

A responsável referiu que foram cultivados nesta primeira época agrícola, que vai de Outubro a Dezembro, cerca de 84.160 hectares de terra a nível do município.

Apesar de se registar boas colheitas durante a primeira fase do ano agrícola, as fortes quedas de chuvas que se abateram na região provocaram grandes prejuízos, principalmente nas zonas baixas, onde as águas arrastaram diversos produtos do campo, que prejudicaram,principalmente,a cultura de feijão e hortícolas.

Augusta Olinda Domingos enfatizou que, comparativamente à época 2023/2024, houve um aumento de 40 por cento das colheitas, com destaque para a cultura do milho, feijão, hortícolas, cultivo do arroz e da massambala.

Augusta Olinda Domingos disse que o cultivo do arroz, nesta época agrícola de 2024/2025, foi feito de forma experimental, com a entrega de sementes a dez agricultores e cada um trabalhou um hectare e meio de terra.

Apoios do Governo local

A responsável lembrou que o município do Huambo recebeu, durante a presente época agrícola, 12 mil 480 sacos de fertilizantes, dos quais 900 foram de ureia, outros 900 de amónio e 10 mil 680 sacos de adubo 12-24-12, que foram distribuídos aos camponeses associados em cooperativas e associações.

Augusta Olinda Domingos disse que a sua direcção controla 120 cooperativas, 17 associações, assistem 35 fazendas e 35 quintas e 218 Escolas de Campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!