O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, anunciou uma série de iniciativas para o próximo exercício económico, com foco na recuperação e modernização da infra-estrutura rodoviária e urbana da região. A primeira grande acção será a reabilitação de 9 sedes municipais, com destaque para a construção de 45 quilómetros de estradas interurbanas e a instalação de redes de infra-estrutura, como parte de um projecto que visa melhorar a circulação de pessoas e mercadorias.
Além disso, o projecto contempla a terraplanagem de 400 quilómetros de vias e a construção e reabilitação de pontes, com o objectivo de garantir melhores condições de mobilidade intra e periurbana, essencial para o escoamento da produção local. Entre as principais obras previstas estão a construção da nova circular da cidade do Huambo, a reabilitação da estrada Huambo-Alto Hama, o troço rodoviário Caála-Chinjenje-Ganda, a conclusão da estrada Cuima-Cusse e a reabilitação da estrada Ngove-Chipindo.
No aspecto urbano, o governador anunciou um programa de emergência para a recuperação da imagem das cidades e vilas, com foco na cidade do Huambo, Caála e Bailundo. Entre as acções estão a recuperação de vias urbanas, operação tapa buracos, pintura de edifícios públicos, reabilitação de espaços verdes e a melhoria da rede de iluminação pública, incluindo a construção da rede de iluminação entre Huambo e Caála. Também estão previstas intervenções em drenagem e acessos aos bairros, que visam melhorar a qualidade de vida dos habitantes e impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da província.