Quarenta e oito viúvas, das províncias de Luanda e Huambo, que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade, estão a beneficiar de um apoio financeiro de 50 mil kwanzas cada, atribuído pelo Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), informou, segunda-feira, o secretário-geral da organização religiosa.
Vladimiro Agostinho explicou que se trata de um programa que está a ser implementado pelo CICA com o intuito de ajudar as mulheres viúvas a superarem a fase crítica. A iniciativa, disse, inclui, ainda, acções formativas sobre empreendedorismo, com vista a facilitar a inserção destas no mercado de trabalho.
A capacitação, continuou, vai estabelecer as bases para que as viúvas estejam preparadas para darem início a pequenos negócios. Muitas mulheres, lamentou, sofrem marginalização, devido à falta de emprego, principalmente, em consequência do falecimento dos esposos, passando a exercer o duplo papel de pai e mãe.
O secretário-geral do CICA sublinhou que uma das preocupações da organização religiosa reside no facto de muitas viúvas não receberem a pensão de seis meses, algumas vezes por influência dos familiares dos falecidos maridos.
O reverendo explicou que o projecto, numa primeira fase, vai estar mais centrado em Luanda e só depois, com apoio dos parceiros, passa para o Huambo.
A directora nacional do Departamento da Mulher do CICA referiu que a actividade tem como objectivo o desenvolvimento sustentável de mulheres viúvas, que vivem um nível de extrema pobreza. Diavava de Deus disse que apesar de ser um valor reduzido, vai ajudar as viúvas a saírem do estado de vulnerabilidade e de pobreza.