Ministra da Administração Pública entrega kits profissionais no Huambo

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, procedeu, quinta-feira, na cidade do Huambo, à entrega de kits profissionais a 13 cooperativas de jovens empreendedores da província, no âmbito do Programa de Promoção da Empregabilidade, denominado Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE Angola).

O programa é uma iniciativa do MAPTSS, operacionalizado pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e financiado pelo Fundo Nacional para o Emprego em Angola (FUNEA), inserido na Agenda Nacional para o Emprego.

No acto de lançamento do projecto, as 13 cooperativas receberam das mãos da ministra Teresa Rodrigues Dias motorizadas de três rodas, motobombas, motosserras, pulverizadores, máquinas de corte de capim e de tratamento à relva, enxadas, carros de mão, mangueiras de rega e materiais diversos de recolha e tratamento de resíduos sólidos.

As cooperativas vão prestar serviços nas áreas de jardinagem, manutenção das vias, limpeza de sarjetas, pintura de edifícios, colocação de lancis, recolha de animais vadios na via pública, saneamento básico e outras actividades, que, brevemente, estarão licenciadas.

Teresa Rodrigues Dias disse que o programa JOBE Angola é direccionado à promoção da empregabilidade dos jovens, por via de benefícios da formação profissional.

A ministra revelou que além dos kits, o programa contempla, também, a atribuição de microcréditos e bolsas de estudo para formação profissional, essencialmente em cursos mais complexos, ministrados no CINFOTEC do Huambo.

Segundo a governante, a Agência Nacional de Emprego, aprovada pelo Decreto Presidencial 226/23, de 5 de Dezembro, é um instrumento de coordenação das acções que concorrem para a promoção da empregabilidade, visando elevar a participação dos cidadãos no mercado de trabalho por via das Políticas Activas de Emprego.

A ministra Teresa Rodrigues Dias deu a conhecer, por outro lado, que para a materialização do programa “JOBE Angola”, foi, igualmente, aprovado o Decreto Presidencial nº 133/23, de 1 de Junho, sobre o Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA), como um mecanismo estratégico de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo no país.


O “JOBE Angola” assegurou, tem, ainda, como missão, a promoção e a criação de emprego, inclusão socioeconómica dos jovens, bem como o fortalecimento das actividades produtivas nas comunidades.

Durante a visita de trabalho ao Huambo, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, procedeu, igualmente, à concessão simbólica de 15 microcréditos aos jovens empreendedores ligados ao sector do Comércio, Agricultura, Pescas, Pecuária, entre outras áreas, com um cheque no valor de 500 mil kwanzas, para cada beneficiário.

O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse que o acto oficial de lançamento do Programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE Angola)marca um ponto de viragem na inserção da juventude no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!