PAGAMENTOS ELECTRÓNICOS ULTRAPASSAM 74 BILIÕES DE KWANZAS EM OPERAÇÕES EM 2024

O Sistema Nacional de Pagamentos processou, em 2024, mais de 2,5 mil milhões de operações com instrumentos de pagamento electrónicos, totalizando um volume financeiro de 74 biliões de kwanzas. O número representa um crescimento de cerca de 35% em comparação com o ano anterior.

A informação foi avançada nesta segunda-feira, em Luanda, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, durante a Conferência sobre Instrumentos Alternativos de Pagamento, realizada no âmbito da 2.ª edição do Ciclo Anual de Conferências, referente ao ano económico de 2025.

Segundo o governador, o aumento expressivo das transacções electrónicas deve-se à maior disponibilidade e adesão a soluções digitais no país, como pagamentos por Código QR, referências multicaixa, pagamentos online, transferências a crédito, débitos directos, uso de cartões bancários e transferências KWiK.

Tiago Dias sublinhou ainda que este avanço reflecte um progresso contínuo no processo de digitalização do sistema financeiro angolano, contribuindo para a inclusão financeira, a comodidade dos cidadãos e a eficiência do sistema bancário nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!