O juiz presidente do Tribunal da Comarca do Huambo, António Sebastião, manifestou preocupação com a superlotação das cadeias da província, durante uma reunião de coordenação dos órgãos da Justiça, realizada sexta-feira no Comando Provincial da Polícia Nacional.

Além da questão prisional, o magistrado destacou o aumento de crimes cometidos por menores e os altos índices de vandalização de bens públicos. Segundo ele, só no primeiro semestre de 2025, foram registados cerca de 230 processos-crime, principalmente relacionados a furtos e roubos de motorizadas, muitos com desfecho fatal.
António Sebastião defendeu a criação urgente da Comissão Tutelar de Menores e centros próprios de internamento, medida também apoiada pela juíza da Sala Juvenil, Maria Lucinga. Ela lamentou que menores infractores, por falta de estruturas adequadas, sejam devolvidos às famílias, que muitas vezes os rejeitam.
Entre as propostas discutidas estão a criação de celas nos municípios do Tchinjenje e Ukuma, a aquisição de uma viatura celular e o apelo à maior celeridade no andamento dos processos.