A província do Huambo vai acolher, amanhã, a primeira edição do Festival do Otchingandji (palhaço), inserido nas actividades culturais em alusão aos 50 anos da Independência Nacional.

O evento, a decorrer no campo adjacente ao Aeroporto Albano Machado, vai contar com a participação de centenas de palhaços oriundos dos 17 municípios do Huambo e serve para despertar nos jovens a necessidade de preservar este forte elemento cultural da tradição angolana.
O director do Gabinete Provincial da Cultura no Huambo, Jeremias Piedade Tchissanga, disse que todas as comunidades estão convidadas a presenciar este grande momento cultural, onde se vão assistir às diversas classes de palhaços, desde o Buagungu, Tuta ao Kaviula, considerados os mais fortes, e outros do escalão inferior.
Na ocasião, os homens ligados à tradição vão relembrar os mitos do Octhingandji, como os “wahenos”, para transmitir conhecimentos aos mais jovens.
O responsável revelou que o espaço do Aeroporto Albano Machado será dividido em alas. Os palhaços mais perigosos vão estar distantes dos incircuncisos (otchilima), por causa do vento do Otchingandji, que pode não ser bom a quem não conheça a doutrina e não está autorizado a estar frente a frente aos histriões.
O Festival do Otchingandji vai trazer elementos de raiz da tradição do palhaço, para que a cultura seja transmitida às gerações vindouras e que a prática não desapareça.
A par do Festival do Palhaço, no quadro da saudação dos 50 anos da Independência Nacional, a direcção da Cultura no Huambo tem em agenda o Prémio Provincial de Literatura, o colóquio sobre o Património Cultural, Festival Gospel, Serão Literário, Festivais de Cinema e Teatro e Jardim de Literatura Infantil.
O responsável revelou que a sede do município do Huambo é candidata à Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tendo a literatura como o campo escolhido.
Por ser uma cidade académica, frisou, é necessário levar o Jardim de Literatura Infantil para todas as crianças, capacitar os mais novos no mundo das letras e fazer surgir talentos nesta arte.
Jeremias Piedade manifestou que o programa dos 50 anos da Independência Nacional vai levar o grupo carnavalesco Ovinjenje, do município do Chinjenje, vencedor da última edição da maior festa popular do país, para desfilar na Marginal de Luanda, no Carnaval Edição Especial (Dipanda).