SIC incinera mais de 340 kg de drogas na província do Huambo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) procedeu, na última sexta-feira, à queima de 342 quilogramas e 420 plantas de cannabis sativa (liamba), bem como 82 pedras de crack, numa cerimónia simbólica realizada no sector Comandante Vilinga, na cidade do Huambo. A ação insere-se nas comemorações do Dia Mundial de Prevenção Contra as Drogas, celebrado na quinta-feira, sob o lema: “A evidência é clara: invista em prevenção, quebre o ciclo e acabe com o crime organizado”.

Segundo o inspector-chefe de investigação criminal Ivanilson Miguel, responsável pelo Departamento de Combate ao Narcotráfico do SIC no Huambo, os estupefacientes incinerados foram apreendidos no período compreendido entre junho de 2024 e junho de 2025, fruto de várias operações levadas a cabo pela corporação.

O oficial revelou que as apreensões resultaram na instauração de 103 processos-crime e na detenção de 129 indivíduos, com idades entre os 17 e os 56 anos, envolvidos no tráfico e consumo de drogas.

Ivanilson Miguel alertou para o crescimento preocupante da produção e tráfico de substâncias psicotrópicas na província, sublinhando que esse fenómeno compromete gravemente a saúde pública e a segurança das comunidades.

“O nosso ordenamento jurídico classifica as drogas em três categorias: depressoras, estimulantes e perturbadoras. No Huambo, as mais predominantes são as drogas perturbadoras, como a liamba e o álcool”, afirmou o responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!