A 2ª edição do Torneio de Futebol Inter-escolar, denominado “Taça Candengue”, é disputada de 1 a 31 Junho, com a participação das escolas públicas e privadas da província de Luanda. Cinco mil alunos vão participar no evento que está avaliado em 17 milhões de kwanzas.
A verba visa custear as despesas inerentes à compra de material desportivo, merendas e transporte.
A competição tem como propósito a descoberta de novos talentos e coincide com o apelo do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, em fomentar o desporto escolar.
Sob a chancela da Associação Juvenil, “Os Jovens da Marginal”, a iniciativa conta como o apoio da Casa Militar do Presidente da República e do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
“Esta iniciativa, que já vai na sua segunda edição, reflecte não apenas o entusiasmo dos jovens pela prática desportiva, mas, também a importância do futebol como vector de integração social e desenvolvimento comunitário e como um símbolo da união nacional”, diz a nota da Casa Militar da Presidência da República, chegada à Redacção do Jornal de Angola.
Quanto à Taça Candengue, o torneio vai disputar-se no sistema de todos contra todos, fase intermunicipal e distrital. Na segunda etapa, as equipas vencedoras de cada grupo jogam entre si para a definição do 1.° e 2.° lugares e as derrotadas disputam o 3.º e 4.º postos da tabela.
As partidas de futebol estão agendadas para os campos do INE Marista (Maianga), São Domingos (Kilamba Kiaxi), São Paulo (Rangel), Mário Santiago (Sambizanga) e do Gira Gindungo (Viana). A primeira edição da Taça Candengue ocorreu em 2019.