O Presidente do MPLA, João Lourenço, garantiu, terça-feira, que durante a liderança rotativa da União Africana (UA) vai trabalhar e fazer tudo que estiver ao seu alcance para honrar o nome de Angola e dos Angolanos.

João Lourenço expressou orgulho pelo reconhecimento de Angola na África e afirmou que fará o possível para honrar o país como Presidente da União Africana (UA). Ele fez essas declarações durante uma homenagem recebida pelo Secretariado do Bureau Político, em celebração à sua eleição para a presidência rotativa da UA em 2025. Lourenço destacou que a conquista não é apenas sua, mas de Angola e de todos os angolanos.
A cerimônia, realizada na Sede Nacional do MPLA, foi conduzida pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, que parabenizou Lourenço por esse marco histórico, especialmente em um ano em que Angola comemora 50 anos de Independência Nacional. Ela assegurou o apoio contínuo do partido.
O reconhecimento de Lourenço foi reforçado pela sua eleição unânime para a presidência da UA, em fevereiro de 2025, na 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização. Ele destacou a importância de lidar com os problemas de paz e segurança em África, especialmente em regiões afetadas por conflitos como Sudão e RDC.
Além disso, durante o evento, o Secretariado do Bureau Político do MPLA apresentou a nova direção da JMPLA, eleita recentemente. O encontro também incluiu um momento de confraternização entre os jovens líderes da organização e o Presidente.