Ad image

Cartografia hidrográfica do país está em actualização

Isaías Raposo
3 Min Read

A Agência Marítima Nacional está a trabalhar na actualização dos mapeamentos e de toda a cartografia hidrográfica do país, informou, há dias, o director de Hidrografia da instituição, Hélder Rufino.

 informação, de acordo com um documento da AMN, enviado, ontem, ao Jornal de Angola, foi avançada por Hélder Rufino na abertura de uma exposição de quadros, que reflectem os levantamentos hidrográficos de Angola, organizada por ocasião do Dia Mundial da Hidrografia, assinalado a 21 de Junho.

Hélder Rufino falava à presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa, quando fazia a apresentação da exposição de quadros, que vai estar patente “até ao fim deste mês”, na sede da Agência Marítima Nacional, localizada no bairro Boavista, no município de Luanda, lê-se no documento.

A exposição incluiu quadros sobre cartas náuticas da Baía de Luanda e do Porto Amboim e, também, sobre plantas da costa angolana e faróis instalados ao longo da costa.

- PUB -

Manuela Mateus

Na cerimónia de abertura da exposição, presidida por Anisabel Veríssimo e Costa, o director de Hidrografia destacou a necessidade de aquisição de equipamentos modernos, como sonares de alta resolução, embarcações especializadas e sistemas de posicionamento, essenciais para colectar dados.   

A presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional declarou, na ocasião, que a hidrografia é relevante por ser um elemento fundamental para o fornecimento de informações essenciais para uma navegação segura.

No final da cerimónia de abertura da exposição foi exibido um vídeo informativo que destaca o papel da hidrografia, que contribui para a segurança, o desenvolvimento económico sustentável, a conservação ambiental e o avanço científico, e mais dados relacionados com os ambientes aquáticos da terra.

A Agência Marítima Nacional tem por missão regular, fiscalizar, licenciar e apoiar o Ministério dos Transportes nos aspectos de coordenação e planeamento do sector dos Transportes Marítimos, Fluviais e Lacustres nos portos comerciais.

- PUB -
Ad image

A Agência Marítima Nacional exerce, também, o papel de garantir a segurança marítima e da navegação, de assegurar, directamente, a actividade de hidrografia, cartografia náutica, oceanografia, navegação, dragagem, sinalização náutica e o controlo de poluição no mar, de prevenir a poluição marinha e de impulsionar a cabotagem nacional e o comércio marítimo.

Share This Article
Leave a comment