Chuvas provocam prejuízos aos habitantes do Huambo

Edgar Hurley
2 Min Read

As chuvas que caem com intensidade nos últimos dias no Huambo causaram a destruição de 380 casas na comuna da Galanga, no município do Londuimbali, e devastaram vários hectares de lavras cultivadas no Longonjo, de acordo com dados dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

Os relatos dos bombeiros indicam que as chuvas acompanhadas de fortes ventosna comuna da Galanga arrastaram o tecto das residências e muitas paredes de construção provisória. As vítimas afectadas foram alojadas em casas de vizinhos e familiares pedem apoios da administração local, para que reconstruam as residências.

Morgado Faria, um dos habitantes, afirmou que além das casas, as chuvas também destruiram as lavras das zonas baixas e arrastaram o cultivo de milho e de feijão.

O administrador municipal do Londuimbali, Marcos Blasco Catchassile visitou os sinistrados da comuna da Galanga e garantiu apoio às famílias, assim como apelou às pessoas para construir as residências em zonas seguras.

- PUB -
Ad image

A intensidade das chuvas também causou danos no sector do Dumbo, município do Longonjo, onde devastou vários quilómetros de terra cultivada, deixando a lavoura de 686 famílias camponesas comprometida. De acordo com o soba da comunidade de Dumbo, Cesário Tchikula, as chuvas causaram estragos na lavoura, principalmente da batata rena, repolho, feijão e milho, uma vez que na zona baixa, os produtos já estavam quase prontos. “Solicitamos às autoridades competentes apoio com adubos e outros insumos, para podermos semear e salvar o cultivo perdido”.

A administradora municipal do Longonjo, WilnieEkuikui, que foi constatar os estragos das chuvas no terreno, disse estar solidária com a população e orientou o levantamento das necessidades das perdas das famílias afectadas e prometeu apoiar em termos de sementes e adubos.

Share This Article
Leave a comment