Cidadãos com albinismo vão beneficiar de consultas gratuitas

Isaías Raposo
1 Min Read
A foto é apenas ilustrativa ©por Dear1.0

Os cidadãos com albinismo de seis províncias do país vão beneficiar de consultas gratuitas para o rastreio do cancro da pele, marcada para o próximo dia 8 de Junho.

A campanha está a ser promovida pela comissão instaladora da Sociedade Angolana de Dermatologia e insere-se no quadro das actividades do dia internacional de consciencialização do albinismo, celebrado a 13 de Junho.

A campanha vai abranger oito unidades hospitalares, de acordo com o médico dermatologista Juliano Isaías, em declaração à Rádio Nacional.

A 18 de Dezembro de 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução que estabelece 13 de junho como o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo.

- PUB -

O albinismo é decorrente de uma mutação geneticamente determinada. Pessoas com albinismo devem iniciar o acompanhamento por profissionais de saúde assim que o problema for detectado. A terapia visual prevenirá problemas nos olhos e na visão, proporcionando o desenvolvimento necessário para as actividades escolares, de trabalho e de lazer.

Importa destacar, que pessoas com albinismo são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol, apresentando, frequentemente, envelhecimento precoce, danos provocados pela acção química do sol e cancro de pele, ainda muito jovens.

Share This Article
Leave a comment