Foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal na Lunda Norte, no Município do Chitato, junto ao parque de embarque e desembarque do Lucapa, dois cidadãos estrangeiros, de nacionalidade Serra Leonense, de 24 e 48 anos de idade, flagrados em posse ilícita de 1.603 supostas pedras de diamantes.
De acordo com o porta-voz do SIC Geral, Manuel Halaiwa, a detenção dos dois cidadãos ocorreu a bordo de uma viatura de marca Toyota, modelo Fortuner, cor branca, na via pública, mediante um trabalho de inteligência criminal, levado a cabo pelo Departamento de Operações, Crimes Económicos e contra Saúde Publica e Crime Organizado, no âmbito do combate a posse ilícita de minerais estratégicos naquele território.
Para além dos minerais foram apreendidos em posse dos implicados, a quantia monetária de trezentos e dezasseis mil kwanzas e 450 dólares norte-americanos.
De salientar que os cidadãos ora detidos serão presentes ao Ministério Público para ulteriores procedimentos legais, enquanto diligências prosseguem para deter o terceiro indivíduo em fuga.