O embaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Stefan Trauman, iniciou nesta segunda-feira uma visita de trabalho de dois dias à província do Huambo, com o objetivo de reforçar parcerias e avaliar oportunidades de investimento.

Reunião com o Governo Provincial
No primeiro dia da visita, a delegação alemã reuniu-se com representantes do Governo Provincial do Huambo para discutir investimentos financiados pelo país europeu. Entre os temas abordados, destacam-se o programa de formação em alterações climáticas SASSCAL e a necessidade de capacitação de quadros nas áreas da indústria e das novas tecnologias de informação e comunicação.
Durante o encontro, o diplomata alemão destacou que a visita tem como principal propósito conhecer melhor a província e identificar oportunidades de negócios para o empresariado alemão. A informação foi divulgada pelas autoridades do Huambo por meio de suas redes sociais.
Interesse alemão em sectores estratégicos
O governador do Huambo, Pereira Alfredo, reiterou o interesse da província em receber investimentos privados da Alemanha nos setores da Indústria, Economia, Agricultura, Mineração, Ensino Superior, Investigação Científica e Formação de Quadros. Além disso, destacou o potencial econômico e industrial da Alemanha, apresentando as vantagens geográficas e demográficas do Huambo como atrativos para novos negócios.
Pereira Alfredo também ressaltou as oportunidades oferecidas pelo Corredor do Lobito, infraestrutura estratégica para o comércio e a logística na região.
Visitas a projetos locais
Durante sua permanência no planalto central, Stefan Trauman realizará visitas a empreendimentos estratégicos, incluindo:
Obras da fábrica de vacina animal;
Centro Cultural Manuel Rui;
Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR);
Plataforma Logística;
Pólo Industrial da Caála.
A visita do embaixador reforça o compromisso da Alemanha com o desenvolvimento sustentável e tecnológico de Angola, abrindo caminhos para futuras colaborações entre os dois países.