Os empreendedores angolanos terão à sua disposição, a partir da terça-feira, o Fundo de Inovação do Orange Corners (OCIF), uma iniciativa destinada a promover o empoderamento económico dos jovens que empreendem no país.
A iniciativa é promovida pelo Governo dos Países Baixos (Holanda) e será implementada em Angola pelo consórcio Development Workshop Angola e KixiCrédito, refere uma nota última instituição, assinada pelo director de Administração e Marketing, Hélder Catombela.
O OCIF é um fundo complementar ao programa de incubação e aceleração Orange Corners, criado com o objectivo de potencializar start-ups, facilitando o acesso a recursos financeiros essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento, entre 2024 e 2030.
De acordo com a nota, o OCIF beneficiará, aproximadamente, 180 projectos de jovens empreendedores, oferecendo subsídios de até 40% e financiamentos de até 60% para cada empreendimento promissor. Além disso, o fundo disponibiliza diversas valências que facilitam o acesso dos empreendedores a recursos financeiros, como fundos de garantia e obtenção de crédito junto à banca formal.
Comprometido com a formalização e sustentabilidade das iniciativas, o OCIF tem como objectivo reduzir a taxa de falência dos projectos beneficiados, criando um ambiente mais seguro e propício para a inovação e o empreendedorismo, acrescenta a nota.
As províncias de Luanda e Huambo serão directamente beneficiadas por este projecto, que se estenderá até 2030, promovendo o crescimento económico e o desenvolvimento de jovens talentos angolanos.