Ad imageAd image

FADA financia meios para apoio aos agricultores no Huambo

Celestino
3 Min Read
A foto é apenas ilustrativa ©por Dear1.0

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realizou, hoje, na província do Huambo, a cerimónia de entrega de 12 motocultivadoras e cinco tractores à cooperativas e associações de agricultores locais.

Trata-se de uma acção no quadro do Programa de Financiamento à Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar”.

Sábado, cerimónia igual deve ocorrer na província do Bié, onde está prevista também a entrega de quantidade igual de meios de apoio à mecanização agrícola.

O “Programa de Financiamento a Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar” é uma iniciativa que está a gerar um impacto significativo nas comunidades, proporcionando o acesso facilitado ao crédito para aquisição de equipamentos agrícolas, como tractores, motocultivadoras e respectivos implementos.

Desde o seu lançamento, a 25 de Janeiro, na província do Namibe, o Programa já expandiu-se para diversas outras localidades do país, casos de Benguela, Uíge, Malanje e Cuanza-Sul, tendo beneficiado centenas de famílias agricultoras.

Pretende-se concluir a implementação desta primeira fase (piloto) no dia 07 de Maio, na província da Huíla, com a disponibilização formal de 12 motocultivadores e cinco tractores.

Após a fase piloto, o Programa irá expandir-se para todas as outras províncias, permitindo que, preferencialmente, as cooperativas acedam a este mecanismo facilitado de financiamento de equipamentos de mecanização ligeira.

Na entrevista conjunta que concedeu ao Jornal de Economia & Finanças e Jornal de Angola, a presidente do Conselho de Administração, Felisbela Francisco, explicou que os interessados nos financiamentos do FADA devem contactar as estruturas locais do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) ou dirigirem-se às instalações do Fundo, para onde devem submeter o pedido de crédito.

“Reitera-se, portanto, que o objectivo do Programa é transformar a forma de trabalho dos agricultores familiares, reduzir o esforço físico, introduzindo equipamentos de Mecanização Ligeira, para aumentar a produção e a produtividade. 

O Executivo, através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), estão empenhados em impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, transformando o seu modo de produção, em todo o país”, garantiu a gestora.

Share This Article
Leave a comment