Huambo vai ganhar, em 2025, onze novas pontes metálicas de diferentes dimensões, à luz do contrato celebrado entre o Executivo angolano e a empresa norte-americana Acrow Bridge, vocacionada ao fabrico desses meios.
A informação foi avançada no último final de semana pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, durante a visita de dois dias à província do Huambo.
Segundo o ministro, a aquisição das novas pontes metálicas, para a região do Planalto Central, vai melhorar a circulação de pessoas e bens nos troços mais críticos, principalmente nas zonas de maior concentração de produção agrícola, para evitar que os alimentos se estraguem nas zonas de cultivo, por causa das dificuldades de mobilidade.
Por outro lado, Carlos Alberto dos Santos informou que o sector que dirige definiu como prioridade a reabilitação de mais de 300 quilómetros de estradas no Huambo, com maior atenção ao troço que liga a comuna da Calima ao sector da Ngadavila, no município sede, e noutros pontos da província.
O governante referiu que o mesmo troço vai ajudar a escoar a produção agrícola e não só, por ser uma área onde existe um grande número de fazendas e projectos agro-industriais, sobretudo na zona da Calima, que poderá desempenhar um papel importante no desenvolvimento da província do Huambo.
Ainda no domínio das estradas, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, anunciou, igualmente, para o próximo ano, a reabilitação do troço Huambo- Chipipa-Alto Hama, na Estrada Nacional (EN) 120, tendo em conta o seu avançado estado de degradação.
“Já foi realizado o concurso público e a selecção da empresa que vai reabilitar a referida estrada e aprovado o valor proveniente do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025, para assegurar a manutenção do troço no próximo ano”, informou.
Para o segundo semestre de 2025, informou o ministro, está, também, prevista a reabilitação do troço que liga os municípios da Caála, Longonjo e Chinjenje, acrescentando que o Governo vai executar as referidas acções para melhorar as condições de vida das populações e resgatar a imagem da região do Planalto Central.
Carlos Alberto dos Santos esclareceu que existem previsões de estender cerca de 30 quilómetros de asfalto no troço que liga a cidade do Huambo ao novo Aterro Sanitário da Catenguenha, nas proximidades do sector do Gongowinga, para facilitar o trânsito até à nova fábrica de vacina animal, que está a ser erguida na periferia da cidade.
Por sua vez, o governador do Huambo, Pereira Alfredo, mostrou-se satisfeito com os projectos do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, para a província, para a recuperação da malha rodoviária, que carece de uma intervenção urgente.
Pereira Alfredo salientou que alguns trabalhos já decorrem no âmbito do Plano de Emergência traçado pelo Governo local, para a recuperação da malha rodoviária, rede de iluminação pública, espaços verdes, micro drenagens e outros trabalhos, no troço entre a cidade do Huambo e os municípios da Caála e do Bailundo.