
Um jovem perdeu a vida e o corpo ficou totalmente desfeito, no bairro Cazenga, arredores da cidade de Menongue, província do Cubango, quando tentava extrair mercúrio de um projéctil do tipo D30 e o engenho explodiu.
O incidente ocorreu quando a vítima, de 24 anos, manuseava o engenho que viria a explodir, provocando morte imediata.
Em declarações à imprensa, o tio da vítima, Domingos Mucanda, de 59 anos, explicou que o sobrinho estava acompanhado de um amigo, que saiu ileso do incidente, na altura em que ia buscar uma catana a casa para abrir o projéctil.
Apesar de adverti-los, insistiram nesta prática porque pretendiam comercializar os materiais ferrosos em casas de compra de sucatas.
Fez saber, igualmente, que o sobrinho e vários amigos iam preferencialmente ao bairro Cazenga, adjacente ao Aeroporto Comandante Kwenha, na cidade de Menongue, procurar artefactos, uma vez que no passado foi uma zona militar.
Por sua vez, o chefe das operações do Centro Nacional de Desminagem (CND), nas províncias do Cubango e Cuando, referiu que o engenho explosivo que provocou a morte do jovem, de 24 anos, foi encontrado fora do perímetro do Aeroporto Comandante Kwenha.
Isaac Xavier frisou, ainda, que este é o segundo incidente deste género, em menos de dois meses, no município de Menongue. O primeiro tirou a vida a um homem, de 45 anos, no bairro Novo, quando tentava extrair mercúrio de um engenho explosivo.C