Ad image

Lançado projecto “Kuduro Patriótico” que quer promover recuperação de valores através do kuduro

Isaías Raposo
2 Min Read

Foi lançado, em junho do corrente ano, o projecto “Kuduro Patriótico”, que visa a promoção da recuperação de valores morais, éticos e cívicos nas comunidades suburbanas angolanas, usando o kuduro.

O lançamento do projecto foi feito pela Cooperativa Agrícola dos Kuduristas em Angola (COAKA), em colaboração com a Administração Municipal de Viana, nesta Quarta-feira, na Casa da Juventude, em Viana.

“O ‘Kuduro Patriótico’ é uma iniciativa social da COAKA cujo objectivo é promover a recuperação de valores morais, éticos e cívicos nas comunidades suburbanas angolanas, utilizando o kuduro, um dos estilos musicais mais populares do país. O projecto visa disseminar mensagens culturais e patrióticas”, explica a administração municipal de Viana, em comunicado a que o VerAngola teve acesso.

Segundo o comunicado, o projecto pretende “engajar a juventude por meio de actividades culturais que reforcem o sentimento de cidadania e pertença”, sendo que com isso, se espera “fortalecer o tecido social e incentivar práticas positivas no quotidiano das comunidades”.

- PUB -

A parceria entre a COAKA e administração municipal espelha um “esforço conjunto” para usar a “cultura e a música como ferramentas de transformação social, trazendo esperança e um novo sentido de propósito para a população local”.

Na ocasião, Leopoldino de Almeida, mentor do projecto, disse que a iniciativa tem carácter nacional, tendo envolvidos psicólogos, juristas, pedagogos e sociólogos que vão dar palestras por Angola

Já Albino Ngola, presidente da Associação dos Kuduristas de Angola apontou a intenção de acabar com as letras e videoclips pouco decentes, enquanto José Mateus director adjunto do Instituto Angolano da Juventude, enalteceu o projecto, que visa fomentar o patriotismo, cultura de paz, bem como conservação dos bens públicos e a cidadania, escreve a Angop.

Segundo o comunicado da administração de Viana, o acto de lançamento foi prestigiado pelo director municipal dos Tempos Livres Juventude e Desporto, Dialmo André Samba Dende, que “manifestou total disponibilidade da administração municipal, em apoiar a iniciativa daquela franja da sociedade que já provou ser bastante criativa”.

Share This Article
Leave a comment