Regresso de Venâncio Mondlane à Moçambique causa três mortos em Maputo

Edgar Hurley
2 Min Read

Pelo menos três pessoas morreram e outras seis foram baleadas entre os apoiantes que acompanhavam Venâncio Mondlane no seu regresso à Maputo, avançou a Plataforma Decide, que agora contabiliza um total de 294 óbitos desde Outubro.

“Estes três óbitos foram registados todos na cidade de Maputo e resultam de disparos. São referentes a pessoas que estavam aglomeradas (…), à espera de ver Venâncio Mondlane passar, e, no outro contexto, as vítimas foram baleadas no ponto em que Mondlane discursou”, disse à imprensa Wilker Dias, director da Plataforma Decide, uma organização não-governamental.

A Polícia da República de Moçambique dispersou ontem, no centro de Maputo, com recurso a tiros e gás lacrimogéneo, uma multidão de apoiantes que ouviam, no mercado informal Estrela, o candidato presidencial Venâncio Mondlane, uma hora depois de ter regressado ao país, após dois meses e meio no estrangeiro, de onde liderou as manifestações contra os resultados eleições de 09 de Outubro.

Ao fim de alguns minutos, ao falar aos apoiantes em cima de um carro de som, em que simbolicamente voltou a prestar juramento do que auto intitulou tomada de posse, e, depois de vários disparos e gás lacrimogéneo lançado pelas forças de segurança, uma carga policial provocou a fuga generalizada, logo o após o apelo de Venâncio Mondlane para desmobilização, perante o som dos tiros.

- PUB -
Ad image
Share This Article
Leave a comment