Ad image

Remédio que faz dente nascer de novo será testado em breve

Isaías Raposo
2 Min Read

Foi desenvolvido recentemente no Japão, o primeiro remédio que faz o dente nascer de novo, e os testes em humanos devem começar em Setembro do ano em curso, e comercializado em 2030. 

De acordo com o Cientistas da Universidade de Quioto, no Japão, a prioridade é intender a segurança do medicamento, numa primeira fase (concentrada no objectivo em questão), que vai continuar até Agosto de 2025. Até lá, não se esperam efeitos secundários registados durante os testes em animais.

Ainda nessa primeira etapa o medicamento será administrado por via intravenosa a 30 participantes com idade entre 30 e 64 anos. Os mesmos, devem estar faltando pelo menos um dente posterior para que não haja problemas se o medicamento fizer efeito e um dente começar a crescer.

Já na segunda etapa, será feita ao administrar a substância a pacientes diagnosticados com agenesia dentária, condição em que os dentes não se desenvolvem e estão ausentes desde o nascimento. Os pesquisadores planejam limitar os participantes durante esta fase a crianças mais precisamente, com idades entre dois e sete anos, que têm pelo menos quatro dentes perdidos desde o nascimento.

- PUB -

O medicamento para regeneração dentária funciona ao desactivar um gene chamado USAG-1, que inibe o crescimento dos dentes. O bloqueio desse gene leva ao aumento da actividade da proteína morfogênica óssea (BMP), uma molécula que determina quantos dentes devem crescer.

Embora o foco agora seja o público com doenças congénitas, a ideia dos pesquisadores é que, no futuro, o remédio também possa ajudar as pessoas que perderam dentes devido a cáries ou lesões.

Share This Article
Leave a comment