Ad imageAd image

Robot que joga xadrez partiu dedo de uma criança durante partida

Isaías Raposo
2 Min Read

 O incidente aconteceu na Rússia, onde um robot que joga xadrez partiu o dedo de uma criança durante uma competição no ‘Open de Xadrez’ de Moscovo, após esta supostamente quebrar algumas regras. A situação já teve a reação dos líderes da Federação Russa da modalidade.

De acordo com o The Guardian, o robot em questão foi contratado para jogar contra os participantes e, no vídeo registado é possível ver o braço robótico a jogar em três tabuleiros simultaneamente.

Em declarações à agência de notícias russa TASS, o presidente da Federação Russa de Xadrez, Sergey Lazarev, adiantou que a pressa do pequeno rapaz em fazer a sua jogada é o que terá causado a situação.

“O robot partiu o dedo da criança. Isto, claro, é mau. O robot foi alugado por nós, já esteve presente em muitos sítios, durante muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores foram negligentes. A criança fez uma jogada e depois disso temos de dar tempo ao robot para responder, mas o rapaz apressou-se, o robot agarrou-o. Não temos nada a ver com o robot”, afirmou Lazarev.

O presente da Federação justificou que a criança aparentemente violou algumas regras, o que levou o robot a agir de tal maneira.

“Há certas regras de segurança e a criança, aparentemente, violou-as. Quando ele fez a sua jogada, não percebeu que tinha de esperar primeiro”, adiantou também o vice-presidente da Federação Russa de Xadrez, Sergey Smagin.

Share This Article
Leave a comment