O director-geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou, terça-feira, para breve, a reabilitação do Centro de Instrução da Damba, em Malanje.
António Bendje adiantou que o processo vai consubstanciar-se em acções de alargamento das salas de aula e do posto médico. Após a reabilitação, ressaltou, o centro arranca com novos cursos de especialidade, para corresponder ao conjunto de desafios para a melhoria da qualidade do trabalho de investigação criminal e a qualificação dos efectivos.
O SIC, referiu, vai continuar a organizar as estruturas de funcionamento interno para que estejam adequadas aos desafios actuais e do futuro.
Mil formandos
Um total de 1.713 novos efectivos, oriundos de oito províncias do país, concluiu a segunda fase do Primeiro Curso Básico de Investigação Criminal, que decorreu em seis meses, no Centro de Instrução da Damba, na regedoria de Cajiza, município de Mucari, província de Malanje.
Durante o curso, os novos efectivos do SIC absorveram conhecimentos sobre “Formação militar”, “Lei dos crimes militares”, “Ciências Sociais”, “Deontologia Policial” e “Metodologias de Investigação Criminal”.
Ao discursar no acto de encerramento do curso, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, disse que a sociedade pretende que os novos efectivos do SIC sejam promotores da segurança e defensores dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.
Na ocasião, o governador de Malanje, Marcos Nhunga, mostrou-se satisfeito pelo facto de a província ter sido escolhida para albergar o Centro Nacional de Instrução de Efectivos de Investigação Criminal, como forma de reforçar a luta contra a criminalidade no país.