O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) anunciou a suspensão temporária do curso de imigração para ingresso em 2024. Previsto inicialmente para 1.500 vagas, o processo registou mais de 5.000 inscritos, gerando estranheza e inviabilizando a continuidade imediata do curso.
Segundo o comunicado, os formandos alocados na Escola Nacional de Migração, situada no quilómetro 30, e no autódromo, estão dispensados. Já os candidatos de outras províncias devem contactar a direção da escola, no quilómetro 30, para garantir o regresso às suas localidades de origem.
Os recrutas no curso do SME não devem estar a dormir, após o surgimento de informações nas redes sociais de um possível cancelamento do curso que está a decorrer no Km 30 e no autódromo de Luanda a quase um ano por supostas irregularidades no processo de inscrição e seleção.
Uma das irregularidades está na origem de que vários candidatos, supostamente pagaram pelas suas vagas, situação que está a ser investigada. Após visita efectuada pelo atual ministro do interior, Manuel Homem, o naquele órgão aumentaram às especulações sobre o cancelamento do curso.