Angola celebra, hoje, 4 de Fevereiro, 64 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, sob o lema “Angola 50 anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
O município do Negage, na província do Uíge, é o local do acto central das celebrações do Dia 4 de Fevereiro, data que marca o início da Luta Armada de Libertação Nacional em 1961. Nessa madrugada, mais de 200 angolanos, armados com catanas e outras armas brancas, realizaram ataques a várias cadeias em Luanda, com o objetivo de libertar presos políticos que lutavam pela independência de Angola. Os confrontos resultaram na morte de 40 nacionalistas, seis polícias e um militar.
A data é um marco histórico, pois iniciou o processo que culminaria na independência do país, em 1975. Para preservar a memória e transmitir o legado aos mais jovens, o 4 de Fevereiro foi elevado a Feriado Nacional. As comemorações visam reforçar o patriotismo, o senso de liberdade e a construção de um Estado democrático. As atividades incluem eventos educativos, culturais e desportivos, além de homenagens aos heróis da luta pela independência.
As celebrações acontecem entre 1 e 28 de Fevereiro e incluem ações como a deposição de coroas de flores nos monumentos aos heróis do 4 de Fevereiro, atividades de cidadania, exaltação dos símbolos nacionais e apoio a comunidades carenciadas. O período culmina com o hastear da bandeira e homenagens na capital, Luanda. Este ano, as comemorações coincidem com o 50º aniversário da Independência Nacional.