Por que um copo com água gelada “transpira”? Descubra!

Já reparou que, ao colocar água gelada em um copo, pequenas gotículas de água começam a se formar do lado de fora, como se o copo estivesse “suando”? Mas, afinal, de onde vem essa água? A resposta pode ser mais curiosa do que você imagina!

Esse fenômeno tem tudo a ver com o ar ao nosso redor. Segundo o professor Moacyr Marranghello, coordenador do curso de Física da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a explicação está nas moléculas de água presentes no ar em forma de vapor – o que chamamos de umidade relativa do ar.

“Essas moléculas são essenciais para nossa respiração, pois ajudam a lubrificar nossas vias aéreas”, explica Marranghello. Mas quando encontram uma superfície muito fria, como a lateral de um copo gelado, acontece algo interessante: elas perdem energia térmica, se condensam e se transformam em pequenas gotas de água líquida. É por isso que o copo “sua”!

O mesmo efeito pode ser visto em dias frios quando ligamos o ar-condicionado do carro e os vidros ficam embaçados. O ar quente e úmido do interior do veículo entra em contato com o vidro frio, causando a condensação.

Da próxima vez que perceber seu copo “transpirando”, já sabe: não é magia, é ciência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICITA AQUI SEU PRODUTO!