O metapneumovírus humano (HMPV) é um agente infeccioso que afeta o sistema respiratório, provocando sintomas semelhantes aos da gripe. Pode resultar em complicações graves, como pneumonia, especialmente em bebés, idosos e indivíduos com imunidade debilitada.
Embora não seja um vírus recente, tem gerado preocupação global devido ao aumento significativo de casos, especialmente entre crianças menores de 14 anos, no norte da China. A alta incidência tem sobrecarregado os hospitais, desencadeado medidas emergenciais e levantado alertas na população sobre o surto.
Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, congestão nasal e cansaço, com um período de incubação que varia entre três e seis dias. Diferentemente da covid-19, ainda não existe vacina ou tratamento antiviral específico contra o HMPV.
Apesar de o aumento nos casos não ter sido classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma emergência global, as autoridades intensificaram medidas de monitoramento e controle. A Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China relatou um crescimento de infecções respiratórias, incluindo HMPV, durante o inverno.
Na Índia, especialistas destacam que não há motivo para alarme, descrevendo o HMPV como “mais um vírus respiratório comum.”